sexta-feira, 5 de abril de 2013

8 de abril - Aniversário de Santo André

SANTO ANDRÉ 

Santo André é um município da região do grande ABC,na região metropolitana de São Paulo,no estado de São Paulo,no Brasil.Sua população estimada em 2009 era de 673 369 habitantes .Ocupa uma área de 175 km², o que resulta numa densidade demográfica de 3 816,52 hab/km².

A primeira cidade teve vida curta. Surgiu em 1550, foi oficializada em 8 de Abril de 1553 e chegou ao fim em 1560. Esta cidade era a Vila de Santo André da Borda do Campo, dos personagens João Ramalho, Cacique Tibiriçá e sua filha Bartira.

Uma cidade que teve pelourinho, poder constituído, atas e que ficava num ponto do atual ABC paulista. E cuja população foi transferida para São Paulo de Piratininga, dos jesuítas do Pátio do Colégio, juntamente com toda sua documentação, representada por vários livros de atas hoje arquivados em São Paulo. A Vila de Santo André da Borda do Campo deve ser lembrada por sua importância histórica no planalto e como uma referência do quinhentismo. Nada tem a ver, no entanto, com a Segunda cidade, o Município de Santo André dos dias atuais.


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário