sexta-feira, 21 de junho de 2013

Mensalão

Mensalão:
Escândalo do Mensalão é o nome dado à maior crise política sofrida pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2005/2006, no Brasil, que teve ação movida no Ministério Público denominada Ação Penal 470, tendo consistido de compra de votos de parlamentares.
No dia 14 de maio de 2005, aconteceu a divulgação pela revista Veja de uma gravação de vídeo na qual o ex-chefe do DECAM/ECT, Maurício Marinho, solicitava e também recebia vantagem indevida para ilicitamente beneficiar um empresário. Este era na realidade o advogado curitibano Joel Santos Filho, contratado por cinco mil reais , pelo então desgostoso empresário/fornecedor dos Correios, Arthur Wascheck Neto,para filmar esse funcionário público. Para colher prova material do crime de interesse de Arthur, Joel faz-se passar por empresário interessado em negociar com os Correios.
O desenrolar das investigações e das CPIs chamou a atenção para outros escândalos que envolveram o partido do governo brasileiro em 2005, o Partido dos Trabalhadores (PT), e eclodiram antes do aparecimento das primeiras grandes denúncias sobre a existência do mensalão. Em 2004, estourou o escândalo dos Bingos e, em maio de 2005, o escândalo dos Correios. As investigações das CPIs trouxeram ainda para a pauta de discussões a misteriosa morte do prefeito Celso Daniel (2002) e as denúncias de corrupção na Prefeitura de Santo André, administrada por ele.
Com o desenvolvimento da crise, surgiram ainda novas denúncias e novos escândalos, como por exemplo: o escândalo dos fundos de pensão do Banco do Brasil; o esquema do Plano Safra Legal; a suposta doação de dólares de Cuba para a campanha de Lula; e a quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo.
No dia 18 de setembro de 2004, sábado, chega às bancas do Brasil a edição de número 1872 da revista semanal Veja,datada de 22 de setembro de 2004, quarta-feira, em cuja capa pode-se ler a manchete: "O escândalo da compra do PTB pelo PT. Saiu por 10 milhões de reais". Na página 44, o artigo "10 milhões de divergências" conta sobre que bases teria se assentado a aliança entre o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Partido dos Trabalhadores (PT). De acordo com a revista, o PT se comprometia a pagar a quantia de R$ 150.000,00 a cada deputado federal do PTB, em troca do apoio dos parlamentares petebistas ao Executivo. O não cumprimento da promessa teria provocado o rompimento entre os dois partidos, o que veio a culminar com a série de denúncias de corrupção alardeadas a partir de maio de 2005.
Principais envolvidos:
A acusação inicial apontou a responsabilidade de 40 pessoas. Dois deles não serão julgados a partir de amanhã: José Janene, já morto, e Sílvio Pereira, que fez um um acordo com a justiça.
Lista:
ZILMAR FERNANDES, JOSÉ EDUARDO DE MENDONÇA (DUDA MENDONÇA), JOSÉ LUIZ ALVES, ANDERSON ADAUTO, JOÃO MAGNO, LUIZ CARLOS DA SILVA (PROFESSOR LUIZINHO), ANITA LEOCÁDIA, PAULO ROCHA, JOSÉ BORBA, ROMEU QUEIROZ, EMERSON PALMIERI, ROBERTO JEFFERSON, CARLOS ALBERTO RODRIGUES (BISPO RODRIGUES), ANTÔNIO LAMAS, JACINTO LAMAS, VALDEMAR COSTA NETO, CARLOS ALBERTO QUAGLIA, BRENO FISCHBERG, ENIVALDO QUADRADO, JOÃO CLÁUDIO GENU, PEDRO HENRY, JOSÉ JANENE, PEDRO CORRÊA, HENRIQUE PIZZOLATO, LUIZ GUSHIKEN, JOÃO PAULO CUNHA, AYANNA TENÓRIO, VINÍCIUS SAMARANE, JOSÉ ROBERTO SALGADO, KÁTIA RABELLO, GEIZA DIAS, SIMONE VASCONCELOS, ROGÉRIO TOLENTINO, CRISTIANO PAZ, RAMON HOLLERBACH, MARCOS VALÉRIO, SÍLVIO PEREIRA, DELÚBIO SOARES, JOSÉ GENOINO, JOSÉ DIRCEU.
Apesar de a maioria ser condenado, todos os condenados estão livres e não há data para cumprirem suas penas.

Conclusão:
Esse escândalo, foi uma vergonha para o Brasil e sua população, simplesmente maus políticos roubando milhões em impostos pagos pela população, esses impostos deveriam ser investido no que a população necessita, como saúde, educação e segurança. Esses políticos deveriam “apodrecer” na cadeia, esses políticos aumentam seu salário quando bem entendem, enquanto pessoas que prestam serviços vitais a população ganham muito pouco pelo que fazem e esses políticos fazem pouco pela população e ganham muito às custas da população. E a coisa mais absurda de tudo isso é a impunidade para eles.

Postado por: André e João Otávio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário