sexta-feira, 15 de março de 2013

Feudalismo - Idade Média

Feudo

O feudalismo surgiu por causa da caída do Império Romano, no século XI o termo "feudo" ganhou popularidade.
Feudo é a troca de prestação de serviços por algum bem material, o feudo poderia ser um castelo ou direto de receber imposto, ocupar cargos ou ter privilégios. O beneficiado pela condição, daí em diante, tornava-se vassalo de quem concedeu o bem, devendo prestar-lhe ajuda militar quando necessário, representa-lo no feudo, fornecer-lhe apoio administrativo e político. 



Vassalagem

A principal obrigação do vassalo era prestar serviço militar ao seu senhor feudal, o senhor feudal por sua vez proteger os seus vassalos e ceder-lhes um feudo ( o feudo era o bem material que ele receberia ).
O vassalo poderia se tornar senhor feudal formando uma complexa rede de relações e proteções na região em que vivia ou seja um protegia o outro na mesma região.



Economia feudal

A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura. Existiam moedas na Idade Média, porém eram pouco utilizadas. As trocas de produtos e mercadorias eram comuns na economia feudal. O feudo era a base econômica deste período, pois quem tinha a terra possuía mais poder. O artesanato também era praticado na Idade Média. A produção era baixa, pois as técnicas de trabalho agrícola eram extremamente rudimentares. O arado puxado por bois era muito utilizado na agricultura.



Religião 

Na Idade Média, a Igreja Católica dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. A igreja também tinha grande poder econômico, pois possuía terras em grande quantidade e até mesmo servos trabalhando. Os monges viviam em mosteiros e eram responsáveis pela proteção espiritual da sociedade. Passavam grande parte do tempo rezando e copiando livros e a Bíblia.



Vida de camponês

O trabalho era feito do nascer ao pôr-do-sol, com ferramentas frágeis e inadequadas; o descanso acontecia em pequenas cabanas, geralmente compostas por um único aposento, onde dormiam todas as pessoas, com suas galinhas, porcos e, em dias muito frios, vacas e ovelhas, caso a família fosse rica o suficiente para tê-las.



Conclusão do Grupo:

O sistema feudal era eficaz para época em que estavam e só faliu com a chegada do Capitalismo, na época existiam poucas classes sociais. O senhor feudal era tão poderoso, que muitas ele até expandia seu poder se aliando a Igreja Católica. O feudo é simplesmente uma troca, os vassalos cuidam das terras dos senhores feudais e eles dão a eles proteção, o feudalismo surgiu a muito tempo com a desagregação do Império Romano. Havia apenas uma religião.

Postado pelo grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário